Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
"Esforça-te e tem bom ânimo" - essa expessão foi repetida 3 vezes, nos verso 6, 7 e 9. Ao longo das Escrituras, Deus reitera diversas mensagens de ânimo ao seu povo.
Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor. I Crônicas 22:13.
E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor.(I Crônicas 28:20)
Nesse texto, Davi anima Salomão e o faz acreditar no projeto de construção do templo. Cada homem, como sacerdote do seu lar tem a missão de conduzir sua família a receber as promessas de Deus pra sua vida.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.(Josué 1:7)
A comunhão com Deus é muito mais poderosa que qualquer arma de guerra, e a melhor maneira de manter essa comunhão é meditar na Palavra de Deus.
E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
O Livro da Lei, colocado ao lado da Arca da Aliança no Tabernáculo, simboliza que ele é um canal para nos aproximarmos de Deus.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. (Gálatas 6:9)
No tempo certo colheremos o bem se não desanimarmos, e desanimar é desistir de crêr, e ..."sem fé, é impossível agradar a Deus."(Hebreus 11:6).
São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. (2 Coríntios 11:23-27)
Nesse texto Paulo fala de sua perseverança em meio às lutas, mas creio que o Senhor o anima, trazendo a sua memória o encontro na estrada de Damasco>
Quando tudo acabou, Paulo teve o privilégio de dizer, na carta que escreveu ao pastor, e seu filho na fé , Timõteo:
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7)
No texto inicial, a expressão "bem sucedido" transcende a a dimensão humana e denota bem estar espiritual.
Vale dizer, ainda, que meditar em hebraico, hagah ( מדיטציה), é sinônimo de "Pensar profundamente", e faz referência ao rugido de um animal feroz, ao gemido de uma pessoa aflita, ato de alar, balbuciar, arquitetar fraude, meditar.