segunda-feira, 10 de abril de 2017

O Primeiro Livro de Samuel - (Introdução - Translated from - Good News Bible p. 268)

O Primeiro Livro de Samuel registra a transição, em Israel, do período dos juízes para a monarquia. Esta mudança na vida nacional de Israel girou, principalmente, em torno de três homens: Samuel, o último dos grandes juízes; Saul, o primeiro rei de Israel;  e Davi, cujas primeiras aventuras antes de chegar ao trono estão relacionadas às histórias de  Samuel e Saul.
O tema deste livro, como o dos escritos históricos do Velho Testamento, é que a fidelidade a Deus traz sucesso, enquanto a desobediência provoca desastres. Isso fica claro na mensagem de Deus ao sacerdote Eli. "Honrarei os que Me honrarem, e tratarei com desprezo os que me desprezarem"(2:30).
O Livro registra uma mistura de sentimentos em relação ao estabelecimento da monarquia. O Senhor mesmo, era considerado o verdadeiro Rei de Israel, mas em resposta ao clamor do povo, o Senhor escolheu um rei para eles. O importante é que, tanto o rei, quanto o povo de Israel, viveriam sujeitos à soberania e ao juízo de Deus (2:7-10). Sob a lei de Deus, os direitos de todo o povo, tanto ricos quanto pobres, deveriam ser preservados.
Esboço do Livro:
Samuel como juíz de Israel (1:1-7:17)
Saul torna-se rei (8:1-10:27)
Os primeiros anos do reinado de Saul (11:1-15:35)
Davi e Saul (16:1-30:31)
A morte de Saul e seus filhos (31:1-13) 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário