segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A BATALHA DA GUI

Desde o começo das negociações com a Microsoft, Jobs ficou preocupado com a possibilidade de ela pegar a interface gráfica do usuário do Macintosh e fazer a sua versão.
ISAACSON, Walter
       Steve Jobs - a biografia/ Walter Isaacson / tradução Berilo Vargas, Denise Bottmann e Pedro               Maia Soares - São Paulo: Companhia das Letras, 2011, 195-198 pp.

"Pra que criar, se copiar faz o mesmo efeito, e custa menos?"
Essa é a pergunta que muitos preguiçosos se fazem quando decidem atuar nos diversos setores da vida, seja tecnologia, finanças, economia, indústria, comércio, pesquisas e até no meio acadêmico.
O que esses preguiçosos esquecem é que a cópia, no máximo, chegará a imitar o protótipo, quando o gênio criador poderá superar seus limites, embora investindo um pouco mais, mas correndo o delicioso risco de superar o que já existe, inclusive em termos de lucratividade.
  

domingo, 27 de dezembro de 2015

Ganhe Mais Força (VUJICIC, pp. 107-109)

Você pode mudar sua atitude e sua vida sem tomar comprimidos, sem falar com o analista, sem escalar montanhas e sem consultar gurus. Até agora encorajo-o a encontrar seu propósito, e ter esperança no futuro, fé nas possibilidades  para sua vida e a amar a si mesmo, exatamente do jeito que você é.  Esses atributos lhe darão uma base sólida e razão para ter otimismo, que é a fonte de energia para ajustar sua atitude - funciona como as pilhas do controle remoto de seu televisor.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal!

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14.

O Senhor enviou Seu Filho ao mundo para viver conosco e morrer por nós. Ser Emanuel é ser Deus conosco. O Deus que instituiu a Lei, para confrontar o homem com sua natureza caída e convencê-lo de que sem a ajuda de seu Criador, o homem jamais conseguiria se reaproximar de seu Deus. O Deus puro abrigado até Sua concepção, no ventre de uma jovem virgem, sem ter sido contaminado pela carnalidade do ato conjugal. Quando o Filho foi levado para Sua glória, providenciou um Consolador, que estaria para sempre conosco.  Feliz Natal!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Quando o Tempo Passa e a Gente não Vê!

Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. (Isaías 66:13)
Em 1980, lembro como se fosse hoje, minha mãe tinha comprado um bauzinho "Qüem-Qüem" vermelho e branco e me despediu chorando, para o meu primeiro dia de aula. Eu já tinha passado dos sete anos, idade até a qual, segundo os médicos, eu certamente resistiria, após ter passado pela minha primeira cirurgia de hidrocefalia, em Belém, minha terra natal. Eu não entendia por que razão minha mãe chorava tanto, e isso só me foi revelado quando eu estava próximo de completar 15 anos.
Completei 15 anos, e já havia passado por mais três cirurgias, e numa delas estive em coma. Novamente, minha mãe se chegou a Deus e orou, como da primeira vez, quando soube que eu havia contraído a hidrocefalia. Dessa vez ela já não podia dizer que só tinha a mim de filho, pois meus dois irmãos já eram nascidos e eu ainda tinha uma irmã caçula, a Keity. A filha com a qual ela tanto sonhava.
Aos 18 anos, comecei a trabalhar num cursinho de inglês, dando aulas para turmas iniciantes. Lá trabalhei até julho, mês do meu aniversário. Em 1/10/1991, fiz minha primeira viagem a trabalho, para realizar o Curso de Formação de Agentes de Carga da antiga VARIG, na qual fui chamado para trabalhar. Ao me despedir, mais uma vez, vi que minha mãe chorava, receosa do que pudesse acontecer comigo numa viagem como aquela, mas ao regressar pude encontrá-la alegre e sorridente, ao me receber em casa, depois de mais de 30 dias sem me ver. Era aconchegante, o seu abraço.
Em 1993, as coisas começaram a mudar. Pude proporcionar a ela a oportunidade de viajar para Salvador para visitar minha tia. Algo que ela queria muito. Quando retornou, a recebi com saudade e uma maravilhosa sensação de ausência suprida.
Em 1995, uma nova ruptura. Ela e toda a minha família foram para Salvador e eu fiquei, por não ter encontrado vaga, em nenhuma faculdade de Salvador, para um curso que fosse compatível com o meu. Ela, que sempre acreditou em mim, se foi com o coração partido, mas me apoiou, pois torcia pelo meu sucesso, e sabia que se abandonasse o curso no último ano, minha vida acadêmica seria imensamente prejudicada. Praticamente todos os fins de semana nos falávamos por telefone, mas parece que isso só aumentava, tanto a distância quanto a saudade que tínhamos, um do outro.
Em 1996, já estava formado, mas também, recém contratado pela VASP, pois havia sido demitido da VARIG em 1994.
Em março de 1996, tive, novamente, o privilégio de tê-la perto de mim. foi muito bom enquanto durou, mas em 1997, nos separamos novamente, pois tive um conflito com meu irmão e ela não quis desampará-lo pois, pois apesar de não ter emprego fixo, já tinha mulher e filho, e ela houvera se apegado ao primeiro neto. Fui morar sozinho numa casa no Cruzeiro Velho, cujo aluguel pagava com o salário que recebia da VASP, mas as despesas foram aumentando, e comeceia passar aperto. Em maio de 1998, já havia pedido contas da VASP na expectativa de que conseguiria um emprego em alguma agência de turismo, com os conhecimentos que havia adquirido durante o tempo em que trabalhei nessa última companhia aérea. Essa espera durou um ano e dois meses, e em maio daquele ano chegaria ao fim.
Não consegui nada e acabei adoecendo e tendo que voltar pra casa dos meus pais. E minha mãe, como sempre, me recebeu de braços abertos.
Contando com sua inabalável confiança em minha capacidade, ela me apoiou quando decidi continuar a dar aulas particulares de inglês, atividade que havia começado entre a data em que me demiti da VASP e o dia em que descobri estar doente. Dessas aulas, tirei o dinheiro para pagar um cursinho preparatório para o concurso de Agente Administrativo na antiga FHDF. Passei e não demorei a tomar posse. Glória a Deus! Voltei a dar alegrias a minha mãe com minhas vitórias, mas sempre contando com seu apoio, carinho e, principalmente, com suas orações.
Chegou a hora de casar, o que muitos não acreditavam que fosse capaz de fazer, pois achavam que nunca encontraria alguém que aguentasse um homem como eu, que houvera, inclusive sido tratado como inválido. Minha mãe se opôs ferrenhamente ao meu casamento, pois não acreditava no amor de minha esposa, então namorada por mim. E não queria me ver sofrer.
Em 2002, eu já estava casado, trabalhando no TRF 1ª Região, do qual fui aposentado por invalidez, em 14/07/2015. Minha mãe, meu pai e meus irmãos resolveram viajar pra Aracaju, para tentar, mais uma vez, o sucesso no mundo dos negócios. Meu casamento estava em crise, mas decidi lutar por ele, e em março de 2003, Deus me deu vitória.
Em 2006, os cinco (meu pai, minha mãe e meus três irmãos, além de meus dois sobrinhos e minha cunhada), voltaram pra cá e eu e minha esposa os ajudamos a se fixar aqui novamente.
Em 2007, foi minha vez de me aventurar em outra cidade, em busca de uma gratificação que não conseguia em Brasília, Fomos eu e minha família para a cidade de Passos, em Minas Gerais.
Só voltei a ver minha mãe em julho de 2008, por ocasião do aniversário de minha filha e meu 24 e 25/07 daquele ano. Foi um período curto, mas alegrou muito meu coração. Chorei muito, quando se despediram e os vi partir naquela ocasião. E mal sabia eu que seria a última vez que veria minha mãe partir para longe de mim, antes da sua chamada definitiva para estar com o Senhor em 15/02/2011. De lá pra cá os dias passam e me vejo envelhecendo, minhas filhas crescendo e coisas acontecendo, que jamais poderia prever. Desde que me entendo por gente, nunca havia esquecido do aniversário de minha mãe. E ontem não foi diferente. Embora não tenha tido forças pra tornar pública a minha constante e interminável saudade, hoje a faço notória. Ontem, se estivesse nessa terra, minha preciosa mãezinha teria feito 65 anos. Quatro anos de mais uma ruptura que parece interminável, mas que eu sei que tem data pra terminar: Quando o Senhor Jesus voltar, ou quando o Pai Celestial me chamar pra estar mais uma vez juntinho da minha amada mãezinha. Só que, dessa vez, com uma diferença: Lá não haverá mais dor, envelhecimento, partidas e nem chegadas, e estaremos juntos para sempre! Serei mais um de seus irmãos, e teremos, por único Pai, o Senhor Deus. Embora essas lembranças tragam junto a dor da saudade, servem para renovar as esperanças e as boas lembranças dos momentos que vivemos e ainda viveremos no Lar Celestial! Sei que ela não pode me ouvir, mas deixo registrado o que gostaria de lhe dizer: PARABÉNS MAMÃE!


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Atitude é Altitude

Você pode até não saber disso, mas o fato é que enxerga o mundo por meio de perspectivas, pontos de vista e atitudes únicos, baseados nas suas crenças acerca do que é bom ou ruim, certo ou errado, justo ou injusto. Suas decisões e ações são baseadas nessas atitudes, de modo que, se aquilo que faz  não funciona, você tem o poder de ajustar sua postura e mudar sua vida.(Vujicic, Nick. Uma Vida sem Limites. Inspiração para uma vida abundantemente boa/ Nick Vujicic, Tradução de Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto SP, Novo Conceito Editora, 2011, p. 105)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Seja um Amigo e Seja Feliz

Meu melhor conselho para encontrar a felicidade interior é enxergar além do próprio umbigo e usar seus talentos, sua inteligência e sua personalidade para tornar melhor a vida de outras pessoas. Isso já aconteceu comigo e não exagero quando digo que mudou a minha vida. (VUJICIC, p. 102, Uma Vida Sem Limites. Inspiração para uma vida absurdamente boa. Tradução de Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, SP. Novo Conceito Editora, 2011)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ilumine-se (VUJICIC, pp. 101-102)

Amar a si mesmo e se aceitar é a única cura infalível e certeira para a autopiedade e a vitimização. Drogas, álcool e promiscuidade propiciam somente alívio temporário e, no fim das contas, trazem apenas mais dor. Quando passei a me ver como filho de Deus e parte de Seu plano, minha vida mudou para sempre. Talvez você não acredite em Cristo, mas pode crer no seu próprio valor e no seu propósito neste planeta. (Vujicic, Nick. Uma Vida Sem Limites: Inspiração para uma vida absurdamente boa/ Nick Vujicic;  tradução Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2011. pp. 101, 102)

domingo, 22 de novembro de 2015

O Lançamento: 24 de janeiro de 1984.

Agora, 1984, parece que a IBM  quer tudo. A Apple é vista como a única esperança de a IBM dar vazão a seu dinheiro. O comércio, que antes tinha recebido a IBM com braços abertos, agora teme um futuro dominado e controlado por ela e recorre à Apple como a única força capaz de lhe garantir um futuro com liberdade. A IBM quer tudo, e está apontando sua artilharia contra o último obstáculo para controlar a indústria, a Apple. A Big Blue vai dominar toda a indústria de computação? Toda a era da informação? George Orewell estava certo? (Steve Jobs, em Isaacson Walter.  Steve Jobs: a biografia/Walter Isaacson; tradução Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Maia Soares - São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 187) 

sábado, 21 de novembro de 2015

Estouros de Publicidade - Walter Isaacson

Jobs às vezes defende suas idéias com demonstrações muito sonoras que nem sempre são de fúria; dizem que ele ameaçou despedir alguns funcionários por insistirem que os computadores tivessem teclas de cursor, característica que Jobs considera ultrapassada. Mas quando está em sua melhor forma, ele é uma mescla curiosa de encanto e impaciência, oscilando entre uma atitude reservada e perplexa e sua  expressão predileta de entusiasmo: "Insanamente grandioso". (Burrell Smith, em Steve Jobs: a biografia/ Walter Isaacson; tradução de Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Maia Soares - São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 183) 

Celebre o Fato de Que Você é Único (VUJICIC, p 99)

Nós, seres humanos, somos um bando de bobos. Passamos metade da vida tentando nos adequar, ser como a maioria, e a outra metade tentando ser diferentes, nos destacar na multidão. Por que? Tenho culpa no cartório e certeza de que você também tem, porque isso parece ser algo universal, parte da natureza humana. Por que será que não conseguimos viver em paz, confortáveis com o que somos, sabendo que somos criações de Deus, feitos para a Sua glória? (Vujicic, Nick Uma vida Sem Limites: inspiração para uma vida absurdamente boa/ Nick Vujicic, tradução Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, São Paulo; Novo Conceito Editora, 2011, p. 99)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Beleza é Cega (VUJICIC p. 98)

A vaidade é uma coisa hilária, porque justamente quando você acha que está lindo, maravilhoso e sexy, digno de aparecer na capa da revista Caras, a vida lhe dá uma lição e o faz perceber que a beleza está, de fato, nos olhos de quem a vê, e que aquilo que enxergamos do lado de fora não é tão importante quanto o que está do lado de dentro. (VUJICIC, NICK. Uma Vida sem Limites; Inspiração para uma vida absurdamente boa/Nick Vujicic; tradução Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, São Paulo. Novo Horizonte Editora, 2011. p. 98) 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ame-se a ponto de rir de si mesmo (VUJICIC, pp. 97-98)

Já foi demonstrado cientificamente que rir reduz o estresse, porque libera endorfina, o relaxante natural do corpo, fortalece o sistema imunológico e melhora o fluxo sanguíneo além de aumentar a oxigenação do cérebro. Nada mal, né? Estudos demonstram também que rir o deixa mais bonito. Um bônus duplo! (Vujicic, Nick. Uma Vida sem Limites: Inspiração para uma vida absurdamente boa / Nick Vujicic, tradução Renato Marques de oliveira - Ribeirão Preto - SP. NOVO cONCEITO eDITORA, 2011.)

domingo, 8 de novembro de 2015

Quem é Quem na Bíblia Sagrada

Qualquer pessoa que se aproxima da Bíblia pela primeira vez percebe que não se trata apenas de um livro teórico sobre Deus. Desde o primeiro capítulo, vemos que é uma obra que fala a respeito do Criador e Seu relacionamento com Sua criação, especialmente com Seu povo. Aprendemos sobre Deus ao vê-Lo revelar-Se a homens e mulheres falhos. O Senhor fala com eles, trabalha com eles, encoraja-os, disciplina-os, ama e castiga cada um deles. Dessa maneira, fica muito claro que Deus tem algum tipo de comunicação com cada ser humano, individualmente. Esse entendimento, às vezes é de amor e comunhão, ou é um relacionamento no qual a pessoa se rebela contra Deus, mas o Senhor e Criador está sempre lá, sustententando soberanamente o mundo, durante o tempo que Ele desejar.
GARDNER, Paul Quem é Quem na Biblia Sagrada/ Paul Gardner; tradução Josué Ribeiro - São Paulo, Editora Vida, 2005, pp. V-VI

domingo, 1 de novembro de 2015

Autoaceitação (VUJICIC, pp. 95 e 96)

Quando sentir que seu espírito está esmorecendo porque alguém o magoou, ofendeu ou menosprezou, vá para a frente do espelho e encontre uma característica que você ama em si mesmo. Não precisa ser física. Pode ser um talento, um traço de personalidade ou algo que o faça se sentir bem consigo mesmo. Tire alguns minutos para pensar nesse "algo especial". Sinta-se grato por ele e saiba que a sua beleza e o seu valor vêm da pessoa única e sem igual que você é. Vujicic, Nick Uma Vida sem Limites: inspiração para uma vida absurdamente boa/ Nick Vujicic, tradução Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, SP. Novo Conceito Editora, 2011

sábado, 24 de outubro de 2015

Deixe Sua Luz Interior Brilhar

As pessoas são como vitrais, brilham e reluzem quando bate o sol, mas, mas quando cai a escuridão, a sua verdadeira beleza só é revelada se houver uma luz vinda de dentro. (Elizabeth-Kubler-Ross, em Vujicic, Nick. Uma vida sem limites: Inspiração Para uma Vida Absurdamente Boa/Nick Vujicic, tradução Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, SP. Novo Conceito Editora, 2011.)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

New Pattern

Criar um novo padrão não requer simplesmente fazer algo que é um pouco diferente, requer algo que seja realmente novo e cative a imaginação das pessoas.( por Bill Gates, em Isaacson Walter - Steeve Jobs - a biografia / Walter Isaacson - Tradução Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Maia Soares - São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 178).

Ame a Pessoa Perfeitamente Imperfeita que Você é. (VUJICIC, p. 91)

Em vez de concentrar as atenções em suas imperfeições, fracassos e erros, concentre-se nas suas bênçãos e na contribuição que pode dar, seja um talento, um conhecimento, sabedoria, criatividade, trabalho duro ou uma alma caridosa. Não precisa viver segundo as expectativas de ninguém. Você mesmo pode definir sua própria versão de perfeição.(Vujicic, Nick. Uma Vida Sem Limites: inspiração para uma vida absurdamente boa. Tradução de Renato Marques de Oliveira - Ribeirão Preto, SP. Novo Conceito Editora, 2011) Essa é mais uma lição que resulta de minha instrutiva e proveitosa convivência com o Pr. Eduardo Oliveira, da Igreja do Nazareno Asa Sul, que tem se mostrado perito em reinserir soldados feridos nas fileiras do Exército do Senhor. Meu Deus, te agradeço por tê-lo colocado em meu caminho, pela sua família, pela Igreja do Nazareno, pela vida da irmã Aiesa, cujo testemunho foi de grande valia para que me aproximasse dessa Denominação, da Pastora Delse Batista Pereira Philips e de todos os "Nazarenos que conheci. Não vou mencionar mais nomes para não deixar nenhum de fora, pois todos ocupam lugar especial na história da minha vida e em meu coração e de minha família, composta por Roberta minha amada esposa; Débora Roberta, minha filha primogênita, Jujubelinha, pseudõnimo que não consigo deixar de empregar para me referir a minha filha caçula; meu enteado, Marcos Danilo, que assim quis ser considerado, embora eu o tivesse como filho, e que assim ainda considero, nem que seja apenas na fé, como Paulo a Timóteo. Deus, em nome de Jesus, abençoa a INAAS com a bênção do crescimento quantitativo e qualitativo, e alarga suas tendas. Amém!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

VUJICIC, pp. 85-86

"Você nunca pode mudar seu passado, mas dá para mudar seu futuro!" "Se agora não consegue ver uma saída, isso não significa que ela não exista. Tenha fé, a sua história ainda espera para despontar, e ser contada, e, eu sei, será incrível!"

domingo, 27 de setembro de 2015

VUJICIC p. 81

"Por essa razão é tão importante ter fé no futuro e continuar trabalhando para realizar seus objetivos, mesmo quando as circunstâncias e prognósticos estiverem todos contra você"

domingo, 6 de setembro de 2015

Salmos 93

93:1 O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. 93:2 O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade. 93:3 Os rios levantam, ó SENHOR, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. 93:4 Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. 93:5 Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre. Fonte: http://www.internautascristaos.com/biblia/online

sábado, 5 de setembro de 2015

Salmos 92

92:1 BOM é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 92:2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; 92:3 Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. 92:4 Pois tu, SENHOR, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. 92:5 Quão grandes são, SENHOR, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos. 92:6 O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto. 92:7 Quando o ímpio crescer como a erva, e quando florescerem todos os que praticam a iniqüidade, é que serão destruídos perpetuamente. 92:8 Mas tu, SENHOR, és o Altíssimo para sempre. 92:9 Pois eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. 92:10 Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco. 92:11 Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. 92:12 O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 92:13 Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. 92:14 Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, 92:15 Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. Fonte: http://www.internautascristaos.com/biblia/online acesso em 05/09/2015

Salmos 91

91:1 AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 91:2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 91:3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 91:4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 91:5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 91:6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 91:7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 91:8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 91:9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 91:10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 91:11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 91:12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 91:13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 91:14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 91:15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. 91:16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Fonte: http://www.internautascristaos.com/biblia/online acesso 05/09/2015

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

(VUJICIC, p. 76)

Na nossa vida, nós não apenas recebemos boas sementes, como elas também caem em terra boa: o nosso coração. Quando as adversidades nos derrubam, podemos podemos recorrer aos nossos sonhos de uma vida melhor. Eles agem como as sementes da realidade que está por vir. Nossa fé é o solo rico que dá vida a essas sementes. (Tradução de Renato Marques de Oliveira, em Uma Vida Sem Limites, Inspiração para uma vida absurdamente boa/ Nick Vujicic- Ribeirão Preto - SP - NOVO CONCEITO EDITORA, 2011)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

VUJICIC p. 75

Guarde isto: tudo é possível. Quando se sentir desanimado por causa dos percalços, quando achar que a vida lhe dá um caldo, acredite que tudo é possível. Talvez agora não consiga ver a saída. Talvez sinta que o mundo inteiro está contra você, mas acredite que as circunstancias podem mudar, que as soluções podem aparecer e que a ajuda pode vir de lugares inesperados. Aí, tudo é possível! Se um cara sem braços e sem pernas pode aprender a surfar em uma das praias mais sensacionais do mundo, para você tudo é possível! (Traduzido por Renato Marques de Oliveira, Ed. Novo Conceito - Ribeirão Preto - SP - 2011)

domingo, 23 de agosto de 2015

VUJICIC p. 71

Todos tempos limitações. Jamais serei um astro do basquete, mas tudo bem, porque posso inspirar as pessoas a serem as estrelas de sua própria vida. Você jamais deve viver de acordo com o que falta. Em vez disso, viva como se pudesse fazer tudo aquilo que sonha em fazer. Mesmo quando você sofre um revés ou passa por uma tragédia, sempre há um benefício inesperado, totalmente improvável e absolutamente impossível. Talvez isso não aconteça imediatamente, talvez se flagre a se questionar sobre o que ocorrerá de bom. Mas acredite que tudo acontece para o bem - tragédias podem se converter em triunfos.( Traduzido por Renato Marques de Oliveira, em Uma Vida Sem Limites - Inspiração para uma vida absurdamente boa, Ed. Novo Conceito, Ribeirão Preto, SP - 2011)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fé (VUJICIC, p. 68)

Full Assurance In The Heart Certeza absoluta no Coração = Fé (Uma Vida Sem Limites - Tradução de Renato Marques de Oliveira, Ed. Novo Conceito)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Agarrando-se à Esperança (Vujicic, pp. 65-66)

Quando for invadido por pensamentos negativos, momentos de mau humor ou estados de ânimo sombrios, lembre-se de que você tem escolha. Se precisar de ajuda procure-a. Você não está sozinho. Pode optar por imaginar dias melhores e colocar em prática ações que os transformem em realidade. (traduzido por Renato Marques de Oliveira, em "Uma Vida Sem Limites - Inspiração para uma vida absurdamente boa - Ed. Novo Conceito - Ribeirão Peto - SP - 2011)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Acredite No Melhor VUJICIC p. 55

"Os rótulos podem ser um tentador esconderijo temporário. Algumas pessoas usam-nos como desculpas. Outras passam por cima deles. Muitas e muitas pessoas foram rotuladas como "deficientes" ou "aleijadas" e conseguiram superar essas qualificações simplistas, desfrutaram de uma vida dinâmica e fizeram coisas importantes. Incentivo você a desafiar qualquer tentativa de imposição de restrições que o impeça de desenvolver e explorar seus talentos." (Traduzido por Renato Marques de Oliveira, in Uma Vida sem Limites, Ed. Novo Conceito)

domingo, 2 de agosto de 2015

"Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Salmos 27:9"

"Levantou-se, pois, Joabe, e foi a Gesur, e trouxe Absalão a Jerusalém. E disse o rei: Torne para a sua casa, e não veja a minha face. Tornou, pois, Absalão para sua casa, e não viu a face do rei. Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum. E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real. Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista. Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei. Mandou, pois, Absalão chamar a Joabe, para o enviar ao rei; porém não quis vir a ele; e enviou ainda segunda vez e, contudo, não quis vir. Então disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo. Então Joabe se levantou, e veio a Absalão, em casa, e disse-lhe: Por que puseram os teus servos fogo ao pedaço de campo que é meu? E disse Absalão a Joabe: Eis que enviei a ti, dizendo: Vem cá, para que te envie ao rei, a dizer-lhe: Para que vim de Gesur? Melhor me fora estar ainda lá. Agora, pois, veja eu a face do rei; e, se há ainda em mim alguma culpa, que me mate. Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão."2 Samuel 14:23-33 Nesse texto, Davi, o "homem segundo o coração de Deus" opta por não mostrar seu rosto a seu filho Absalão, ao Contrário do que faz o Nosso Deus, que em Jeremias 29:13, declara querer se revelar a nós: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". Nossa conduta com o Senhor, como filhos, não é muito diferente da de Absalão em relação a Davi. Nós, constantemente O desobedecemos, desonramos, esquecemos de falar com Ele, esquecemos, até mesmo que fomos criados com o propósito de glorificá-lo. Esquecemos até de ler Sua Palavra para conhecermos Sua vontade para nossas vidas. Ainda bem que Deus não é como Davi, que escondeu o rosto de seu filho. Se Deus escondesse o rosto de nós já teríamos perecido. (Classe de Adultos 02/08/2015)

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ouse Sonhar (Vujicic, p. 51)

"Continue caminhando sempre em frente, porque a ação cria ímpeto e força viva, que, por sua vez, geram oportunidades inesperadas."(Tradução de Renato Oliveira, in "Uma Vida Sem Limites",p. 51, Ed. Novo Conceito)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Abrindo a empresa

"A Apple abriu a empresa em 12 de dezembro de 1980, de manhã. A essa altura, os banqueiros já tinham posto o preço de 22 dólares por ação. O preço bateu em 29 dólares no primeiro dia. Jobs entrou no escritório do Hambrecht and Quist bem a tempo de ver as primeiras operações. Com 25 anos, agora ele valia 256 milhões de dólares." (Isaacson, Walter, in: Steve Jobs: a biografia/ Walter Isaacson; tradução de Berilo Vargas, Denise Bottman e Pedro Maia Soares - São Paulo, Companhia das Letras, 2011) -Abrir um bom negócio exige inteligencia, persistencia e criatividade, além, é claro, do capital mínimo necessário para garantir 6 meses de funcionamento, mesmo sem lucro.

Sem braços, sem pernas, sem limites (VUJICIC, p. 48)

"Uma das melhores maneiras que encontrei para aguentar firme e segurar as pontas, mesmo quando minhas orações não são atendidas, é ajudar outras pessoas. Se seu sofrimento é um fardo, tente aliviar a dor de outra pessoa e lhe dê esperança. Anime-a e ofereça alento, de modo que ela se sinta reconfortada no consolo de saber que não está sozinha em seu padecimento. Ofereça compaixão quando precisar de compaixão. Seja amigo quando precisar de amizade. Dê esperança quando mais necessitar dela." (Traduzido por Renato Marques de Oliveira, in Uma Vida Sem Limites, Ed. Novo Conceito)

terça-feira, 28 de julho de 2015

2 Coríntios 4

Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

O XEROX PARC - Walter Isaacson, p 113

"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo." (Walter Isaacson, p. 113)

Usando Minha Experiência (VUJICIC, p. 48)

"Reconhecer qual é seu propósito na vida significa tudo. Garanto que você também tem alguma contribuição a dar. Talvez não consiga ver isso agora, mas, se não fosse verdade, não estaria no planeta. Sei com absoluta convicção que Deus não comete erros, mas faz milagres. Eu sou um. Você também é." (Tradução de Renato Marques de Oliveira, in UMA VIDA SEM LIMITES Ed. Novo Conceito)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

2 Coríntios 2

2:1 MAS deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza. 2:2 Porque, se eu vos entristeço, quem é que me alegrará, senão aquele que por mim foi contristado? 2:3 E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. 2:4 Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. 2:5 Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 2:6 Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos. 2:7 De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. 2:8 Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 2:9 E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo. 2:10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; 2:11 Porque não ignoramos os seus ardis. 2:12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no SENHOR, 2:13 Não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. 2:14 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. 2:15 Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 2:16 Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 2:17 Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.

sábado, 25 de julho de 2015

43 Years Old

Pode parecer estranho começar essa postagem, colocando como título minha idade em inglês, mas minha ideia é dar uma dimensão do que representa para mim, chegar aos 43 anos de idade. Quando nasci, saudável e gigante, segundo narrava minha mãezinha, com 58 centímetros de cumprimento, um bebê grandão, não imaginei que fosse me tornar o menor da minha casa. Quando estava com, aproximadamente, 1 ano e 4 meses, caí de uma mesa num assoalho de madeira. A partir daí, minha vida nunca mais foi a mesma! De um garoto popular por seu porte físico e beleza, passei a ser vítima de uma doença letal chamada de hidrocefalia. Fiquei paralítico até, aproximadamente, três anos de idade. Minha mãe contava que, na noite anterior à minha internação para a primeira cirurgia, quando já estava com 1 ano e 6 meses, ela se ajoelhou ao pé da cama e orou por mim, dizendo: "Senhor, não tire o meu filho de mim, eu só tenho ele!" Aproximadamente um mês depois, nasceria seu segundo filho, do qual ela já estava grávida havia 8 meses. O que importa é que oração de mãe é mais poderosa do que oração de rei, pois estou vivo até hoje, quando os médicos estimavam minha vida em apenas 7 anos. Ezequias recebeu mais 15 anos de vida a mais, e eu, já completei 36 anos além da expectativa que o médico deu a minha mãe. Consegui concluir um curso de graduação, um de pós graduação, falo inglês, tenho noções de espanhol e francês, e sou servidor aposentado do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Ver tudo isso que aconteceu em minha vida me faz lembrar de uma música do DVD que o Ministério Crianças Diante do Trono compôs e eu tinha o costume de ouvir com minhas filhas quando eram menores: "Muito Obrigado Muito Obrigado É importante saber agradecer A quem me fez bem a quem me abençoou Quem esteve comigo Na hora da alegria e da dor Meu Deus nunca me abandonou E amigos fieis ao meu lado colocou Por isso eu quero agradecer Muito Obrigado, senhor Muito Obrigado Muito Obrigado Muito Obrigado É importante saber agradecer A quem me fez bem a quem me abençoou Quem esteve comigo Na hora da alegria e da dor Meu Deus nunca me abandonou E amigos fieis ao meu lado colocou Por isso eu quero agradecer Muito Obrigado, senhor Muito Obrigado Eu te agradeço meu Senhor Por todas as bençãos Tu és meu Deus, meu Salvador Eu te agradeço Eu te agradeço meu Senhor Por todas as bençãos Tu és meu Deus, meu Salvador Eu te agradeço" Link: http://www.vagalume.com.br/criancas-diante-do-trono/muito-obrigado.html#ixzz3gxvMYFOb Recebi, hoje, muitas homenagens de amigos e irmãos em Cristo, mas uma foi especial: Minha madrasta, ou mãedrasta, como ela prefere ser chamada, preparou uma maravilhosa festa de aniversário para mim, que eu pude comemorar junto com meu pai, meu enteado e sua namorada, minha mulher e rilhas e até com uma prima distante por parte de pai, a Joelma, que parece muito com uma outra prima minha, também por parte de pai. Minha tia Rosilda me ligou me parabenizando pelo aniversário, meu e da Débora, e para dizer que ontem, que foi aniversário da Débora, também foi aniversário do filho dela, o Arlem.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Uma vida para compartilhar (VUJICIC, pp. 42-43)

"A falecida Hellen Keller perdeu a visão e a audição antes mesmo de completar 2 anos de idade, mas tornou-se uma escritora mundialmente renomada, filósofa, conferencista e ativista social. Essa grande mulher disse que a verdadeira felicidade só é alcançada por meio da "fidelidade a um propósito digno". O que isso quer dizer? Para mim, significa ser fiel aos seus dons, cultivá-los, compartilhá-los e extrair deles alegria. Significa ir além da procura de autosatisfação e empreender uma busca mais madura de sentido e realização. Você recebe as maiores recompensas da vida quando é generoso, quando se doa, sem pedir contrapartida. A ideia é melhorar a vida das pessoas, para ser parte de algo maior do que você mesmo e fazer uma diferença positiva. Não precisa ser Madre Tereza para fazer isso. Você pode até ser um cara deficiente ou portador de necessidades especiais e ainda assim causar impacto."

I Coríntios 16

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo. Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela macedônia (porque tenho de passar pela macedônia). E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for. Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos. E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião. Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos), Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais. As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Saudação da minha própria mão, de Paulo. Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata! A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém.

1 Coríntios 15:1-58

Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos? Por que estamos nós também a toda a hora em perigo? Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor. Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:1-58

domingo, 19 de julho de 2015

I Coríntios 10

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. 1 Coríntios 10:1-33

I Coríntios 9

Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor? Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é minha defesa para com os que me condenam. Não temos nós direito de comer e beber? Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:1-27

I Coríntios 8

Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. 1 Coríntios 8:1-13

Atos 1:8

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Momento de Propósito

"Não desejaria minha deficiência a ninguém, por isso fiquei triste por Daniel. Mas sabia que Deus tinha colocado aquela criança no meu caminho para que eu pudsse aliviar o fardo dela. Era coo se Deus estivesse piscando para mim e dizendo: -Ahá! Viu só como eu tinha mesmo um plano para você?" (VUJICIC, p. 41) -Como Nick, "eu não desejaria minha deficiência a ninguém"..., mas sei que, também, como no caso de Nick, Deus tem um plano para mim também!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Fazendo Acontecer

"Quando você encontra seu verdadeiro propósito, a paixão vem junto, e passa a viver em nome disso. Se ainda procura seu caminho na vida, saiba que é normal sentir um pouco de frustração. Trata-se de uma maratona, não de uma corrida de curta distância a toda velocidade. Seu anseio de encontrar um sentido é sinal de que está crescendo, indo além dos limites e desenvolvendo seus talentos. De vez em quando é saudável parar e olhar para o lugar em que está, e se perguntar se suas ações e prioridades estão a serviço de um propósito mais elevado." (Vujicic, Nick - Uma Vida Sem Limites: inspiração para uma vida absurdamente boa/Nick Vujicic - Tradução Renato Marques de Oliveira . - Ribeirão Preto, SP, Novo Conceito Editora, 2011.p. 37)

sábado, 27 de junho de 2015

Atos 13:1-3 - Barnabé e Saulo são enviados pela igreja de Antioquia a sua primeira viagem Missionária. (vs. 4-12) - Paulo e Barnabé pregam em Chipre. (13-52)) O Discurso de Paulo na Sinagoga de Antioquia.

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor. E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai. E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela; E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles. E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel. E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel; Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento. Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação. Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados. E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei. E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei;porque opero uma obra em vossos dias,ora tal que não crereis, se alguém vo-la contar. E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor assim no-lo mandou:eu te pus para luz dos gentios,a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província. Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio. E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Se Você não Consegue Um Milagre, torne-se um.

"É importante reconhecer seu próprio valor. Saber que tem uma contribuição a dar. Se neste momento você está se sentindo frustrado, tudo bem. Seu senso de frustração significa que quer mais do que teve até agora e é bom. Muitas vezes são os obstáculos que nos mostram quem realmente estamos destinados a ser."(Uma Vida Sem Limites - Inspiração para uma vida absurdamente boa - Nick Vujicic - Ed. Novo Conceito - Traduzido por Renato Marques de Oliveira - p.17) Extraí essa reflexão de um livro que me foi dado como presente de amigo oculto, numa reunião do Ministério de Casais da Igreja do Nazareno - Asa Sul - Brasília - DF. Senti esse presente como um compartilhamento de unção, por um homem que pode ser considerado modelo. Pr. Eduardo Oliveira. Tenho sentido seu cuidado comigo e minha família, e agradeço a Deus por tê-lo colocado em minha caminhada para me ajudar a prosseguir.

domingo, 14 de junho de 2015

Salmo 44

Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado a obra que fizeste em seus dias, nos tempos da antiguidade. Como expulsaste os gentios com a tua mão e os plantaste a eles; como afligiste os povos e os derrubaste. Pois não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz da tua face, porquanto te agradaste deles. Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena salvações para Jacó. Por ti venceremos os nossos inimigos; pelo teu nome pisaremos os que se levantam contra nós. Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará. Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos, e confundiste os que nos odiavam. Em Deus nos gloriamos todo o dia, e louvamos o teu nome eternamente. (Selá.) Mas agora tu nos rejeitaste e nos confundiste, e não sais com os nossos exércitos. Tu nos fazes retirar do inimigo, e aqueles que nos odeiam nos saqueiam para si. Tu nos entregaste como ovelhas para comer, e nos espalhaste entre os gentios. Tu vendes por nada o teu povo, e não aumentas a tua riqueza com o seu preço. Tu nos pões por opróbrio aos nossos vizinhos, por escárnio e zombaria daqueles que estão à roda de nós. Tu nos pões por provérbio entre os gentios, por movimento de cabeça entre os povos. A minha confusão está constantemente diante de mim, e a vergonha do meu rosto me cobre, À voz daquele que afronta e blasfema, por causa do inimigo e do vingador. Tudo isto nos sobreveio; contudo não nos esquecemos de ti, nem nos houvemos falsamente contra a tua aliança. O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram das tuas veredas; Ainda que nos quebrantaste num lugar de dragões, e nos cobriste com a sombra da morte. Se nós esquecemos o nome do nosso Deus, e estendemos as nossas mãos para um deus estranho, Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração. Sim, por amor de ti, somos mortos todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Desperta, por que dormes, Senhor? Acorda, não nos rejeites para sempre. Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão? Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso ventre se apega à terra. Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias. Salmos 44:1-26

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Números 24

Vendo Balaão que bem parecia aos olhos do SENHOR que abençoasse a Israel, não se foi esta vez como antes ao encontro dos encantamentos; mas voltou o seu rosto para o deserto. E, levantando Balaão os seus olhos, e vendo a Israel, que estava acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus. E proferiu a sua parábola, e disse: Fala, Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos; Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso; que cai, e se lhe abrem os olhos: Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó, as tuas moradas, ó Israel! Como ribeiros se estendem, como jardins à beira dos rios; como árvores de sândalo o Senhor os plantou, como cedros junto às águas; De seus baldes manarão águas, e a sua semente estará em muitas águas; e o seu rei se erguerá mais do que Agague, e o seu reino será exaltado. Deus o tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará. Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem. Então a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, e bateu ele as suas palmas; e Balaque disse a Balaão: Para amaldiçoar os meus inimigos te tenho chamado; porém agora já três vezes os abençoaste inteiramente. Agora, pois, foge para o teu lugar; eu tinha dito que te honraria grandemente; mas eis que o Senhor te privou desta honra. Então Balaão disse a Balaque: Não falei eu também aos teus mensageiros, que me enviaste, dizendo: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e ouro, não poderia ir além da ordem do Senhor, fazendo bem ou mal de meu próprio coração; o que o Senhor falar, isso falarei eu? Agora, pois, eis que me vou ao meu povo; vem, avisar-te-ei do que este povo fará ao teu povo nos últimos dias. Então proferiu a sua parábola, e disse: Fala Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos; Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos. Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. E Edom será uma possessão, e Seir, seus inimigos, também será uma possessão; pois Israel fará proezas. E dominará um de Jacó, e matará os que restam das cidades. E vendo os amalequitas, proferiu a sua parábola, e disse: Amaleque é a primeira das nações; porém o seu fim será a destruição. E vendo os quenitas, proferiu a sua parábola, e disse: Firme está a tua habitação, e puseste o teu ninho na penha. Todavia o quenita será consumido, até que Assur te leve por prisioneiro. E, proferindo ainda a sua parábola, disse: Ai, quem viverá, quando Deus fizer isto? E as naus virão das costas de Quitim e afligirão a Assur; também afligirão a Éber; que também será para destruição. Então Balaão levantou-se, e se foi, e voltou ao seu lugar, e também Balaque se foi pelo seu caminho. Números 24:

sábado, 9 de maio de 2015

A FIDELIDADE É UMA VIA DE MÃO DUPLA (GARY CHAPMAN)

Levítico 26.1-13 Deus compreende o poder do incentivo. Em Levítico 26.1-13 ele prometeu bênçãos transformadoras aos israelitas se eles lhe obedecessem. Ao seguir suas orientações, eles estariam expressando confiança em Deus. O Senhor, por sua vez, derramaria presentes de amor sobre eles. Esse acordo marcou o relacionamento pactual de Deus com seu povo. Moisés disse a Deus: “Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que aos seus antepassados jurou dar a vocês” (Dt 7.13). O relacionamento pactual recíproco de Israel com Deus é retratado nas seguintes palavras de Moisés: “Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite. Ela dará pasto nos campos para os seus rebanhos, e quanto a vocês, terão o que comer e ficarão satisfeitos” (Dt 11.13-15).

Levítico 26

Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor. Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto; E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco. E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova. E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos. Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos, E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança, Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão. E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir. E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então eu prosseguirei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre. E em vão se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua colheita, e as árvores da terra não darão o seu fruto. E se andardes contrariamente para comigo, e não me quiserdes ouvir, trar-vos-ei pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados. Porque enviarei entre vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e desfarão o vosso gado, e vos diminuirão; e os vossos caminhos serão desertos. Se ainda com estas coisas não vos corrigirdes voltando para mim, mas ainda andardes contrariamente para comigo, Eu também andarei contrariamente para convosco, e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo. Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis, mas não vos fartareis. E se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo, Também eu para convosco andarei contrariamente em furor; e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Porque comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas. E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós. E reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave. E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem. E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas. Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a terra descansará, e folgará nos seus sábados. Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela. E, quanto aos que de vós ficarem, eu porei tal pavor nos seus corações, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; e fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir. E cairão uns sobre os outros como diante da espada, sem ninguém os perseguir; e não podereis resistir diante dos vossos inimigos. E perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos consumirá. E aqueles que entre vós ficarem se consumirão pela sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniqüidade de seus pais com eles se consumirão. Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; como também eles andaram contrariamente para comigo. Eu também andei para com eles contrariamente, e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se então o seu coração incircunciso se humilhar, e então tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade, Também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei. E a terra será abandonada por eles, e folgará nos seus sábados, sendo assolada por causa deles; e tomarão por bem o castigo da sua iniqüidade, em razão mesmo de que rejeitaram os meus juízos e a sua alma se enfastiou dos meus estatutos. E, demais disto também, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem me enfadarei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o Senhor seu Deus. Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus. Eu sou o Senhor. Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.

Levítico 25

Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra. Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo; E ao teu gado, e aos teus animais, que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento. Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família. O ano qüinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações, Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis. Neste ano do jubileu tornareis cada um à sua possessão. E quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém engane a seu irmão; Conforme ao número dos anos, desde o jubileu, comprarás ao teu próximo; e conforme o número dos anos das colheitas, ele a venderá a ti. Conforme se multipliquem os anos, aumentarás o seu preço, e conforme à diminuição dos anos abaixarás o seu preço; porque conforme o número das colheitas é que ele te vende. Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus. E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. E a terra dará o seu fruto, e comereis a fartar, e nela habitareis seguros. E se disserdes: Que comeremos no ano sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita; Então eu mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, para que dê fruto por três anos, E no oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha até ao ano nono; até que venha a nova colheita, comereis a velha. Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo. Portanto em toda a terra da vossa possessão dareis resgate à terra. Quando teu irmão empobrecer e vender alguma parte da sua possessão, então virá o seu resgatador, seu parente, e resgatará o que vendeu seu irmão. E se alguém não tiver resgatador, porém conseguir o suficiente para o seu resgate, Então contará os anos desde a sua venda, e o que ficar restituirá ao homem a quem a vendeu, e tornará à sua possessão. Mas se não conseguir o suficiente para restituir-lha, então a que foi vendida ficará na mão do comprador até ao ano do jubileu; porém no ano do jubileu sairá, e ele tornará à sua possessão. E, quando alguém vender uma casa de moradia em cidade murada, então poderá resgatá-la até que se cumpra o ano da sua venda; durante um ano inteiro será lícito o seu resgate. Mas, se, cumprindo-se-lhe um ano inteiro, ainda não for resgatada, então a casa, que estiver na cidade que tem muro, em perpetuidade ficará ao que a comprou, pelas suas gerações; não sairá no jubileu. Mas as casas das aldeias que não têm muro ao redor, serão estimadas como o campo da terra; para elas haverá resgate, e sairão no jubileu. Mas, no tocante às cidades dos levitas, às casas das cidades da sua possessão, direito perpétuo de resgate terão os levitas. E se alguém comprar dos levitas, uma casa, a casa comprada e a cidade da sua possessão sairão do poder do comprador no jubileu; porque as casas das cidades dos levitas são a sua possessão no meio dos filhos de Israel. Mas o campo do arrabalde das suas cidades não se venderá, porque lhes é possessão perpétua. E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo. Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo. Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser vosso Deus. Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo. Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá; Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais. Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos. Não te assenhorearás dele com rigor, mas do teu Deus terás temor. E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros. E se o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro, Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar; Ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo. E acertará com aquele que o comprou, desde o ano que se vendeu a ele até ao ano do jubileu, e o preço da sua venda será conforme o número dos anos; conforme os dias de um diarista estará com ele. Se ainda faltarem muitos anos, conforme a eles restituirá, para seu resgate, parte do dinheiro pelo qual foi vendido, E se ainda restarem poucos anos até ao ano do jubileu, então fará contas com ele; segundo os seus anos restituirá o seu resgate. Como diarista, de ano em ano, estará com ele; não se assenhoreará sobre ele com rigor diante dos teus olhos. E, se desta sorte não se resgatar, sairá no ano do jubileu, ele e seus filhos com ele. Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, que tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Levítico 24

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Arão as porá em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações. Sobre o candelabro de ouro puro porá em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente. Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o Senhor. E sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao Senhor. Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o Senhor continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua. E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao Senhor, por estatuto perpétuo. E apareceu, no meio dos filhos de Israel o filho de uma mulher israelita, o qual era filho de um homem egípcio; e o filho da israelita e um homem israelita discutiram no arraial. Então o filho da mulher israelita blasfemou o nome do Senhor, e o amaldiçoou, por isso o trouxeram a Moisés; e o nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã. E eles o puseram na prisão, até que a vontade do Senhor lhes pudesse ser declarada. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Tira o que tem blasfemado para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as suas mãos sobre a sua cabeça; então toda a congregação o apedrejará. E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus, levará sobre si o seu pecado. E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do Senhor, será morto. E quem matar a alguém certamente morrerá. Mas quem matar um animal, o restituirá, vida por vida. Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará. Quem, pois, matar um animal, restitui-lo-á, mas quem matar um homem será morto. Uma mesma lei tereis; assim será para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o Senhor vosso Deus. E disse Moisés, aos filhos de Israel que levassem o que tinha blasfemado para fora do arraial, e o apedrejassem; e fizeram os filhos de Israel como o Senhor ordenara a Moisés. Levítico 24

Levítico 22

Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Dize a Arão e a seus filhos que se apartem das coisas santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o Senhor. Dize-lhes: Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao Senhor, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o Senhor. Ninguém da descendência de Arão, que for leproso, ou tiver fluxo, comerá das coisas santas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que sair sêmen da cópula, Ou qualquer que tocar a algum réptil, pelo qual se fez imundo, ou a algum homem, pelo qual se fez imundo, segundo toda a sua imundícia; O homem que o tocar será imundo até à tarde, e não comerá das coisas santas, mas banhará a sua carne em água. E havendo-se o sol já posto, então será limpo, e depois comerá das coisas santas; porque este é o seu pão. O corpo morto e o dilacerado não comerá, para que não se contamine com ele. Eu sou o Senhor. Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o Senhor que os santifico. Também nenhum estranho comerá das coisas santas; nem o hóspede do sacerdote, nem o diarista comerá das coisas santas. Mas quando o sacerdote comprar alguma pessoa com o seu dinheiro, aquela comerá delas, e os nascidos na sua casa, estes comerão do seu pão. E, quando a filha do sacerdote se casar com homem estranho, ela não comerá da oferta das coisas santas. Mas quando a filha do sacerdote for viúva ou repudiada, e não tiver filho, e se houver tornado à casa de seu pai, como na sua mocidade, do pão de seu pai comerá; mas nenhum estranho comerá dele. E quando alguém por erro comer a coisa santa, sobre ela acrescentará uma quinta parte, e a dará ao sacerdote com a coisa santa. Assim não profanarão as coisas santas dos filhos de Israel, que oferecem ao Senhor, Nem os farão levar a iniqüidade da culpa, comendo as suas coisas santas; pois eu sou o Senhor que as santifico. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, oferecer a sua oferta, quer dos seus votos, quer das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao Senhor em holocausto, Segundo a sua vontade, oferecerá macho sem defeito, ou dos bois, ou dos cordeiros, ou das cabras. Nenhuma coisa em que haja defeito oferecereis, porque não seria aceita em vosso favor. E, quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao Senhor, separando dos bois ou das ovelhas um voto, ou oferta voluntária, sem defeito será, para que seja aceito; nenhum defeito haverá nele. O cego, ou quebrado, ou aleijado, o verrugoso, ou sarnoso, ou cheio de impigens, estes não oferecereis ao Senhor, e deles não poreis oferta queimada ao Senhor sobre o altar. Porém boi, ou gado miúdo, comprido ou curto de membros, poderás oferecer por oferta voluntária, mas por voto não será aceito. O machucado, ou moído, ou despedaçado, ou cortado, não oferecereis ao Senhor; não fareis isto na vossa terra. Também da mão do estrangeiro nenhum alimento oferecereis ao vosso Deus, de todas estas coisas, pois a sua corrupção está nelas; defeito nelas há; não serão aceitas em vosso favor. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Quando nascer o boi, ou cordeiro, ou cabra, sete dias estará debaixo de sua mãe; depois, desde o oitavo dia em diante, será aceito por oferta queimada ao Senhor. Também boi ou gado miúdo, a ele e a seu filho não degolareis no mesmo dia. E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor, o oferecereis da vossa vontade. No mesmo dia se comerá; dele nada deixareis ficar até pela manhã. Eu sou o Senhor. Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor. E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico; Que vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Levítico 23

Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades: Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações. Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor. E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos. No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; Mas sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor, E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de him. E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações. Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor. Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao Senhor. Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao Senhor, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor. Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico. Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote. E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações. E, quando fizerdes a colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo. Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias. Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis. Estas são as solenidades do Senhor, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio; Além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao Senhor. Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso. E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias. E celebrareis esta festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis. Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas; Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus. Assim pronunciou Moisés as solenidades do Senhor aos filhos de Israel.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Levítico 21

Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo, Salvo por seu parente mais chegado: por sua mãe, e por seu pai, e por seu filho, e por sua filha, e por seu irmão. E por sua irmã virgem, chegada a ele, que ainda não teve marido; por ela também se contaminará. Ele sendo principal entre o seu povo, não se contaminará, pois que se profanaria. Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne. Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, e o pão do seu Deus; portanto serão santos. Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus. Portanto o santificarás, porquanto oferece o pão do teu Deus; santo será para ti, pois eu, o Senhor que vos santifica, sou santo. E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada. E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for consagrado para vestir as vestes, não descobrirá a sua cabeça nem rasgará as suas vestes; E não se chegará a cadáver algum, nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará; Nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor. E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade. Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher. E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o Senhor que o santifico. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada, Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado. Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico. E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.