Conflitos são inevitáveis.No casamento, vocês vão brigar. Mas como resolverão esses conflitos? Como criaturas de hábitos, no meio do conflito, costumamos seguir padrões, reações ou papéis estabelecidos.
Nós nos afastamos, nos recusando a ceder e esperamos que outro dê o primeiro passo. Precisamos estar teimosamente "certos'? Se essa é a sua reação padrão, então considere o conselho de Jesus em Mateus 5.
De acordo com Jesus, a responsabilidade de buscar a reconciliação é nossa (Mateus 5:23 e 24 e 18:15-17). Talvez não seja possível efetivar a reconciliação, mas devemos buscá-la.
Às vezes a fixação pela culpa nos impede de dar o primeiro passo. Pensamos: Ele falhou comigo. Por que eu deveria ir atrás? Deixe que ele venha a mim e peça perdão. Essa linha de raciocínio é perfeitamente natural, mas não é bíblica. Jesus inverte nosso raciocínio natural, ordenando que ainda que a outra pessoa tenha algo contra você, é você quem deve iniciar a reconciliação (Mateus 5:23-24).
Considerem também a prescrição detalhada para resolução de conflitos encontrada em Mateus 18:15-20. Assim como esses princípios se aplicam a igreja como um todo , do mesmo modo são aplicáveis a um casal cristão em conflito. Jesus ensina que se um de vocês tiver pecado contra o outro (uma coisa bem possível) a responsabilidade de buscar a reconciliação recai sobre você. No que se refere ao próprio pecado, devemos admitir o erro e pedir perdão. Em relação ao pecado do outro. Em relação ao pecado do outro devemos mostrar disposição de perdoar.
(Bíblia Devocional do Casal: As linguagens do amor - Gary Chapman p. 1225)
Mateus 6
1 ¶ Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
4 Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
5 ¶ E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
13 E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
16 ¶ E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
18 Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
19 ¶ Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 ¶ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário