terça-feira, 15 de novembro de 2016

'Trump não é ideológico, é pragmático', diz Obama em coletiva pós-eleição

"Se eu tenho preocupações? É claro que tenho. Ele e eu divergimos em muitos assuntos. Mas o governo federal e nossa democracia não são como uma lancha de velocidade, são como um navio de cruzeiro", reconheceu o atual presidente



O presidente americano, Barack Obama, admitiu nesta segunda-feira (14/11) ainda ter preocupações sobre seu sucessor, Donald Trump, mas disse se sentir reconfortado com o fato de o republicano parecer mais pragmático do que ideológico.

"Eu não acho que ele seja ideológico. Acho que ele é pragmático", disse Obama a jornalistas em sua primeira coletiva desde a eleição do republicano para lhe suceder na Casa Branca.

"E isto pode lhe servir bem, uma vez que ele tenha boas pessoas à sua volta e um senso claro de direção", prosseguiu.

"Se eu tenho preocupações? É claro que tenho. Ele e eu divergimos em muitos assuntos. Mas o governo federal e nossa democracia não são como uma lancha de velocidade, são como um navio de cruzeiro", reconheceu.

Obama pedirá ao republicano que não ponha em risco o status migratório dos estrangeiros que foram levados ilegalmente para os Estados Unidos quando ainda eram crianças.

Nesse sentido, "urgirá" Trump a "pensar longa e seriamente antes de pôr em perigo o status" desses imigrantes, os quais considera como sendo americanos - "para todos os efeitos práticos" - e que estão protegidos da deportação por seu programa DACA ("Ação Diferida para a Chegada de Jovens Imigrantes", em português).
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2016/11/14/interna_mundo,557260/trump-nao-e-ideologico-e-pragmatico-diz-obama-em-coletiva-pos-elei.shtml. Consulta em 15/11/2016.


Resumo:

-Os estilos de Obama e Trump são bem diferentes, mas Obama não está preocupado com um processo abrupto de transição. O passar dos anos e o convívio com as instituições moldará o ímpeto de Trump. Basta que ele aja com bom senso e forme uma boa equipe.
- Obama pretende recomendar a Trump cautela na condução das políticas de migração, emigração e imigração, pois muitos não foram parar lá por vontade própria, e também muitos dos que saíram de lá ou se deslocaram dentro do território.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário