É necessário saber duas coisas. A primeira é que a salvação consiste em salvar o homem de si mesmo, ou do que é por natureza. O ego é a causa de todo o mal da natureza humana; a autonegação capacita o homem a ser salvo por meio da humildade. O ego compõe todas as partes do que, se fosse uma árvore, seria o homem caído: raíz, caule, folhas, frutos e flores. O verdadeiro combate do homem é levar a sua natureza narcisista e adâmica à morte, assumindo em sua vida, a humildade sobrenatural de Cristo. (William Law, Address to the Clergy, p. 52).
É complicado servir a Cristo porque, nos dias atuais, o homem tem sido levado a pensar, cada vez mais, prioritariamente em si, e só depois, em Deus e no próximo. Se Cristo disse que quem quisesse ir após Ele deveria negar-se a si mesmo, tomar cada dia a sua cruz e seguí-Lo, entende-se que o primeiro combate que se deve travar é com o ego, mas o que se vê nos dias de hoje são pessoas tomando cruzes pesadas e pensando que estão seguindo a Cristo, mas como cumprir os outros dois passos, sem, antes cumprir o primeiro?
Ele próprio responde: "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde."
Precisamos continuar combatendo o bom combate, pois um dia, quando acabarmo o a carreira, precisaremos ter guardado a fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário