Loyalty and truth preserve the king,
And he upholds his throne by righteousness.
A lealdade e a verdade preservam o rei, e ele defende seu trono pela Justiça
Segundo Nelson Mandela, " o verdadeiro líder não é aquele que se perpetua no poder, mas o que prepara o caminho para seu sucessor".
Olhar para o passado e se deparar com ditadores, que se perpetuaram no poder, é algo extremamente fácil, mas encontrar verdadeiros líderes, que preparam a continuidade de suas ações, deixando um legado, no qual seus seguidores se inspirem, um trabalho que seja visto como merecedor de uma continuidade, necessária ao bem da coletividade, é um trabalho árduo.
Em Provérbios 20:28, texto cuja autoria é atribuida a Salomão, filho de Davi, e seu sucessor no trono de Israel, são mencionadas características desejáveis a um bom líder:
1- lealdade - Segundo Houaiss, é definida como "fidelidade aos compromissos assumidos"
2- Verdade - autenticidade, realidade, a fidelidade de uma representação em relação ao modelo ou original; exatidão, rigor, precisão. (Houaiss)
3- Justiça - caráter, qualidade do que está em conformidade com o que é direito, com o que é justo; maneira pessoal de perceber, avaliar aquilo que é direito, que é justo. (Houaiss)
No texto, Salomão as menciona como necessárias a um rei ou governante, mas é preciso pensar nessas características como necessárias aos, que conforme I Pedro 2:9, são povo do Senhor, nação santa, geração eleita e sacerdócio real. Pessoas íntegras, verdadeiros cidadãos do céu, embaixadores da parte de Cristo neste mundo.
Esse povo, pois, deve buscar agir com lealdade, verdade e justiça nas relações com o próximo e com o Senhor para manter as credenciais de representantes do Rei dos Reis e Senhores, neste mundo, que jaz sob o domínio do Prícipe das Trevas. Precisa Cumprir, pois o seu papel, sendo leais, verdadeiros e justos em seu proceder diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário