segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Os Ardís do Diabo (Ironside p. 94)

Os gibeonitas, astutos, devem ter rido muito do fato de os israelitas terem caído em sua cilada. Quando Josué e os príncipes da congregação tinham feito uma aliança com esses enganadores, eles partiram alegres  para informar que agora eram aliados de Israel e o perigo de serem destruídos por eles tinha passado!
Podemos não perceber o quanto Satanás trabalha hoje? Ele aparece como um anjo de luz com sugestões que apelam para a mente natural, como apareceu para Eva no passado, que foi enganada por suas astúcias, e assim a velha criação foi ao chão.
Israel logo percebeu o erro que havia cometido, mas agora era tarde para se livrar da confusão em que tinham se metido. 
 E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles. Porque, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia; e suas cidades eram Gibeom e Cefira, e Beerote, e Quiriate-Jearim.
E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo Senhor Deus de Israel; por isso toda a congregação murmurava contra os príncipes.
Josué 9:16-18
 Como uma forma de compensar o engano cometido, por pura precipitação, os israelitas subjugaram os gibeonitas, como se vê nos versos 19 a 21:
 Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo Senhor Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar.
Isto, porém, lhes faremos: conservar-lhes-emos a vida, para que não haja grande ira sobre nós, por causa do juramento que já lhes fizemos.

Disseram-lhes, pois, os príncipes: Vivam, e sejam rachadores de lenha e tiradores de água para toda a congregação, como os príncipes lhes disseram.

 Da conversa entre Josué e os Gibeonitas restou o seguinte:
 E Josué os chamou, e falou-lhes dizendo: Por que nos enganastes dizendo: Mui longe de vós habitamos, morando vós no meio de nós?

Agora, pois, sereis malditos; e dentre vós não deixará de haver servos, nem rachadores de lenha, nem tiradores de água, para a casa do meu Deus.

Josué 9:22,23
Felizes por terem suas vidas poupadas, os heveus aceitaram a sua situação.
Então responderam a Josué, e disseram: Porquanto com certeza foi anunciado aos teus servos que o Senhor teu Deus ordenou a Moisés, seu servo, que a vós daria toda esta terra, e destruiria todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós; por isso fizemos assim.

E eis que agora estamos na tua mão; faze-nos aquilo que te pareça bom e reto.
Josué 9:24,25
Temporariamente, o problema estava resolvido:
 Assim pois lhes fez, e livrou-os das mãos dos filhos de Israel, e não os mataram.

E naquele dia, Josué os fez rachadores de lenha e tiradores de água para a       congregação e para o altar do Senhor, até ao dia de hoje, no lugar que ele escolhesse.
      

Josué 9:26,27
Teria sido melhor, para os Gibeonitas e para os israelitas, se os cananeus tivessem sido honestos e celebrado a paz com como prescrito em Deuteronômio 27:10-12:
 Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.
E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá.Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
Deuteronômio 20:10-12
De acordo com esse trecho das escrituras, os gibeonitas tinha vindo a Josué e reconhecido o poder e autoridade do Senhor e tentando celebrar a paz com Israel, entregando-se completamente, com a condição de terem suas vidas salvas.
Hoje, Deus comissiona seus servos a difundir a paz oferecida por Cristo (Atos 10:36). os que recebem a mensagem com fé e se arrependem, rendendo-se aos pés do Salvador são justificados pela fé e têm paz com Deus. Os salvos se unem à igreja do Deus vivo e verdadeiro e se tornam seus mensageiros para levar a mensagem do evangelho a outros.
Não há espaço para decepção e hipocrisia, que podem ocasionar maiores desastres, pois "a esperança dos hipócritas perecerá".
Mas quando há verdadeira confissão de pecados, Deus está pronto em fidelidade e justiça a perdoar todo pecado e purificar de toda injustiça. Bem aventurados os que O encontram em Sua palavra e confiam em Sua Graça. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário